Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de abril de 2011

QUEIJOS E VINHOS

Caros, achei essa matéria em um site, que indicarei ao final, e achei bem legal....dicas básicas....
Hoje aqui em casa teremos queijos e vinhos, além do derradeiro macarrão...rsss

Evento descomplicado
Para
receber um grupo de amigos e não ter que se preocupar com a miscelânea que será a degustação, ou não deixar o encontro empoado demais, planeje o evento em função do vinho e sirva apenas os queijos que combinam entre si.

Assim, para um evento num dia mais quente, abasteça a adega de vinhos brancos leves e secos como o Sauvignon Blanc, o Riesling e o Chardonnay. Escolha bebidas jovens e não barricadas e sirva com queijos frescos de baixa acidez e pouco sal, como a ricota, o minas frescal, o cottage, a mussarela de búfala e o queijo de cabra fresco.

Se a idéia é consumir vinhos tintos leves e fáceis como o Pinot Noir ou o italiano Valpolicella, monte a mesa com queijos macios de meia-cura como o camembert e o brie.

Para noites mais
frias, quando o corpo pede vinhos tintos mais encorpados como o Merlot chileno ou o Crianza espanhol, oferece queijos de massa semidura, como ementhal, o gouda e o minas meia-cura.

O Cabernet Sauvignon é um vinho mais alcoólico e de taninos mais acentuados. Ele combina muito bem com queijos de massa dura e mais sal, como o parmesão, o pecorino e o minas curado. “Mas é bom saber que o sal e o tanino dos tintos encorpados são uma combinação perigosa, pois ambos tendem a secar a boca”, avisa Fabrice.

Se você tiver alguma garrafa de um Porto Ruby ou um Porto Vintage, reserve-a para o final do evento e substitua os queijos da mesa pelos chamados queijos azuis, que são o gorgonzola, o bleu e o roquefort.
Fonte http://www.meiafina.com.br/gastronomia/ingredientes/news/1502/

Que delícia!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário